50 ANOS DE HISTÓRIA – SPRINK


O candidato a Oficial Bombeiro, Maurice Ortiz, ainda com dezessete anos, não pôde ingressar na Academia de Oficiais por não possuir a altura mínima exigida. No ano seguinte, prestou novo concurso, mesmo ano que José Albucacys e Hugo Panno.


Para melhor organização, existia uma regra dentro da corporação: aqueles que se sentassem juntos no primeiro dia de almoço, deveriam manter a mesma ordem nos demais dias e refeições. No primeiro dia, um colega que acompanhava Maurice pediu para trocar de posição, o que o fez sentar-se justamente com Albucacys e Panno.


Passados mais de 40 anos, esses três jovens ainda sentam-se juntos, mas agora com a missão de decidir os rumos da Sprink, a maior empresa brasileira de Engenharia de Incêndio, respostas a emergências e com completo portfolio na área de SMS, Oil & Gas, projetos e instalações.


A história que marca a criação da Sprink, e a união desses três homens, é repleta de conquistas, que mudaram a história do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, da Engenharia de Incêndio e Prevenção e das centenas de instituições brasileiras que já foram atendidas pela Sprink.


Dentre os mais importantes projetos que já foram realizados pela Sprink destacam-se: Banco Nacional de Habitação (BNH), pioneiro em importar tecnologia e seguir as rígidas normas NFPA; Praia do Flamengo 200, um dos maiores do Rio de Janeiro e projeto da construção do Shopping Rio Sul, o primeiro do Brasil e que, também, viria a ser o maior e mais alto edifício do País. Nessa época, os três donos da empresa ainda eram estudantes de Engenharia.


Já Engenheiros, montaram um escritório de projetos cuja fama espalhou-se pelo país e, em Brasília, foram contratados pelo Shopping Venâncio 2000. Nessa época, organizaram-se como empresa e criaram a marca Sprink. No Corpo de Bombeiros, tomaram conhecimento que existiam jovens oficiais, estudantes de engenharia, que davam palestras sobre o assunto. Os fundadores da Sprink foram, então, contratados experimentalmente.


As conquistas, desde então, foram muitas. Concepção do Código e Segurança Contra Incêndio e Pânico que já vinham discutindo na Corporação, que se tornou o primeiro Código a ser instituído no Brasil, administração do edifício da Caixa Econômica Federal e a implantação da primeira Brigada de Incêndio do país, a criação da profissão de Bombeiro Profissional Civil são algumas dessas conquistas, da Sprink e dos brasileiros.


Hoje, já são mais de 30.000 projetos aprovados, centenas de milhares de pontos de sprinklers instalados e muitas vidas salvas. Além disso, com a expansão dos serviços, iniciada no início dos anos 2000, a Sprink começou a atender o segmento de Oil & Gas e viu sua performance crescer exponencialmente – a prova disto é a chegada de empresas como Petrobras e Transpetro ao portfolio da empresa.


Nesse segmento, a Sprink mostrou mais uma de suas facetas e foi reconhecida com premiações e reconhecimentos. Atualmente, presta serviços de "Oil Spill Response" mitigando acidentes poluidores. Prestando serviços para exigentes clientes, a Sprink decidiu investir em qualificação, tornando-se a primeira empresa do segmento obter certificações de Formação de Brigadas e Prestação de Serviços de Bombeiro Civil obedecendo as mais rígidas normas de qualidade (NBR ISO 9001/2008), além de prestação de serviços de Segurança Industrial e Combate a Incêndio (NBR ISO 9001/2008, 1400/2004, e OHSAS 180001/2007, emitidas pela ABNT).


Os próximos passos, além da ampliação dos serviços em Portos e Terminais, Mineração, Minas e Energia, é a criação da Universidade Sprink, a ser implantada no novo e moderno Centro de Treinamento. As soluções em prevenção de riscos começam na hora de escolher a empresa que vai cuidar disso e é por isso que a Sprink não para de investir. Na hora de escolher, conte com a empresa que trabalha incessantemente para deixar importantes legados, se preocupa em cuidar das instituições e das pessoas e salvar vidas. Conte com a Sprink.