Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável

O projeto de Desenvolvimento Sustentável da Sprink começou em agosto de 2009, guiado por ações realizadas na unidade de negócios de Macaé através do fornecimento de serviços para a Petrobras e também na filial de São Paulo, com o iniciativas nesta área para o Grupo Santander Brasil.

Em janeiro de 2010, a Sprink declarou formalmente ao mercado seu compromisso com as políticas de desenvolvimento sustentável. O marco foi uma agenda da Sprink feita inteiramente de material reciclável, sob o slogan “Use a agenda Sprink e recicle suas ideias. O meio ambiente agradece.” No mesmo mês, toda a imprensa começou a anunciar este ano como o Ano Zero da Sustentabilidade no Planeta Terra. Mais uma vez, por uma coincidência de datas, a Sprink confirmou seu pioneirismo.

Ser economicamente viável, correta com o meio ambiente e justa socialmente é parte do dia-a-dia da Sprink, com atividades do tipo: separação de lixo, eliminação correta de pilhas e baterias em locais adequados, uso de papel reflorestado, reutilização de água nos testes de mangueira, redução de impressões, reutilização do verso de materiais impressos como papel de rascunho, uso de papel reciclado nas impressões diárias, utilização de garrafas pessoais (squeeze) em substituição aos copos descartáveis, refil de cartuchos de impressoras, compra de monitores LCD e acesso para os clientes aos relatórios diretamente no site da Sprink – com o uso de senha, evitando o uso de papel.

A preocupação da Sprink com o meio-ambiente também está presente no processo de seleção de novos colaboradores, principalmente na didática de treinamento dos bombeiros civis, assim como na seleção dos campos de treinamento e na atualização de treinamento dos profissionais que serão promovidos, garantido que todos estejam licenciados adequadamente e colocando em prática os princípios de sustentabilidade, bem como motivando os projetos de segurança contra incêndio criados para as operações com base na sustentabilidade.

Estas são algumas das iniciativas que a Sprink realiza para a minimização de perdas e para evitar desperdício, além da promoção da consciência sobre a preservação ambiental feita através de cursos, aulas, diálogos e diversas publicações em todos os níveis: acionistas, membros do conselho, gerentes, coordenadores e o corpo de empregados. Hoje, o Programa de Sustentabilidade da Sprink é um dos objetivos primaries da empresa.

Sprink: pioneirismo e líderança no setor de prevenção e combate a incêndios associados ao cuidado com a preservação do meio ambiente, de vidas e da propriedade.

 

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é o “exercício planejado e sistemático de ações, estratégias e a implementação de canais de relacionamento entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade”.

Acreditando na importância dessas ações, a Sprink mantém, em parceria com o Senac, o Programa Jovem Aprendiz (PJA) de recrutamento e seleção de jovens de 14 a 22 anos provenientes de comunidades carentes. O objetivo é melhorar a qualificação técnico-profissional de jovens estudantes, tornando-os aprendizes em funções de escritório e/ou ligadas às atividades da Sprink. Atualmente, são 26 jovens contratados para um período de 24 meses que poderão ser incorporados ao quadro de funcionários de acordo com as vagas disponíveis e o desempenho individual alcançado durante o programa de aprendizado.

A Sprink também mantem um Programa de Ação Comunitária (PROACO), projeto que tem o objetivo de levar informações de segurança e preservação do meio ambiente a alunos de escolas públicas.

Outra iniciativa social da Sprink é o projeto Jovem Agente Comunitário (JAC). Através dele, as comunidades são orientadas sobre Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), colaborando, assim, na diminuição de riscos e dificuldades, especialmente em locais onde a infraestrutura é precária e não há saneamento básico.

Para a Sprink, não basta oferecer as melhores soluções em prevenção de riscos com agilidade e confiança, também é necessário promover a responsabilidade social de forma consciente e contínua.