Conselhos & Diretoria

 

Maurice da Silva Ortiz - Conselho Administrativo

Conselheiro de Administração da SPRINK

Coronel do Corpo de Bombeiros Militar RJ

Engenheiro Civil e de Segurança

Fundador da SPRINK - Segurança Contra Incêndio Ltda.

Fundador da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – SOBES

Comandou o 1º Grupamento de Incêndio/CBMERJ com 8 Quartéis subordinados

Presidente do Sindicato das Empresas de Prevenção e Combate a Incêndio - SEMPRECIN/RJ

Formalizou o Primeiro Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Brasil – COSCIP/RJ

Pioneiro no Brasil em projetos de Sistemas Automáticos de Sprinklers e Detecção - BNH/RJ

Organizou a Primeira Brigada com Bombeiros Profissionais Civis no Brasil - CEF/RJ

Projetou diversos Quartéis de Bombeiros no Estados do Rio de Janeiro

Implantou o primeiro Serviço de Emergências/Ambulâncias no Brasil/RJ

Pioneiro em Planos de Segurança para Grandes Eventos Públicos no Brasil

Pioneiro em Planos de Segurança para Shopping Centers no Brasil

Diretor Geral de Administração na Secretaria de Estado Defesa Civil/RJ

Planejou o Primeiro Seminário Internacional de Defesa Civil do Brasil – RJ

Representou a Secretaria de Estado de Defesa Civil na Constituinte Estadual - RJ

Elaborou Projeto de Reorganização Técnica e Administrativa do Corpo de Bombeiros da Bahia

Representou o Brasil em Reunião de Comandantes Bombeiros na Europa

Engenheiro Civil na Caixa Econômica Federal/RJ


Hugo Panno Neves - Conselho Administrativo

Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Comandou a Escola de Formação de Oficiais CBMER/RJ.

Engenheiro Civil e de Segurança.

Desempenhou com maestria atividades como: Engenharia Civil, Engenharia de Incêndio, Engenharia de Segurança, Inspeção de Risco-Incêndio, Radioproteção e Descontaminação Radioativa, Estabilização de Encostas.

Trabalhou na elaboração do “Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico” do Estado do Rio de Janeiro, COSCIP - Decreto-Lei nº 897, de 21.09.76.

Participou de conferências sobre Prevenção Contra Incêndio no Instituto Brasileiro de Administração de Municípios (IBAM). Coordenou os Trabalhos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, nos grandes eventos carnavalescos da Cidade do Rio de Janeiro, durante vários anos.

Elaborou o Plano de Segurança Contra Incêndio para o Congresso da ASTA em 1975, e o Plano de Segurança Contra Incêndio para a Cidade de Parati - RJ em 1976.

Foi representante do CBMERJ como consultor de Segurança Contra Incêndio junto a Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro. Em 1979, participou da Conferência sobre Noções de Evacuação de Prédio no Caso de Incêndio, no 1º Simpósio de Segurança do Trabalho realizado pela Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro.


José Albucacys Manso de Castro - Conselho Administrativo

Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

Mais jovem Oficial a exercer o Comando Geral do CBMER/RJ e Secretário Estadual de Defesa Civil

Comandou a Escola de Formação de Oficiais CBMER/RJ

Engenheiro Civil e de Segurança

Acumulou experiência no Combate e Prevenção de Incêndios, Projetos, Fiscalização de Obras, Perícias, Proteção Individual Contra Acidentes,Segurança Industrial, Primeiros Socorros, além de Administrativa no Comando de diversos serviços. Como Engenheiro elaborou numerosos trabalhos no Campo de Engenharia Civil e de Incêndio, abrangendo projetos, especificações, diagnósticos, fiscalização, implantação de de sistemas automáticos (sprinklers), CO2 automático, detecção e alarme de incêndio, rede hidrantes, evacuação programada, formação de equipes de segurança e manuais.


Helio Panno Neves - Conselho Técnico

Especialista em Engenharia Civil, de Incêndio e de Segurança.

Engenheiro responsável técnico da SPRINK junto ao CBMERJ e um dos responsáveis perante ao CREA. Consultor de Engenharia da FORTIORI e responsável técnico, Engenheiro Chefe da Seção de Instalação e da Seção de Suprimento de Materiais da SPRINK.

Participou da construção de mais de 70 instalações contra incêndio da SPRINK, além da construção de prédios, como o Edifício Marataizes e o Hotel Intercontinental, que conta com 20 pavimentos, quadras esportivas, galpões industriais, redes subterrâneas de telefone e outras coisas mais. Também participa na elaboração de orçamento de obras civis e no supervisionamento destas.


Julio Marcelino Manso de Castro - Conselho Técnico

Especializado em Engenharia de Incêndio e Engenheiro Civil com especialidade em Cálculo e Edificações.

Dentre suas principais atribuições, destaca-se a de engenheiro responsável da SPRINK junto ao CREA, Consultor de Engenharia da PERT e Engenheiro Chefe da Seção de Projetos da SPRINK.

Acumulou experiência no Combate e Prevenção de Incêndio, fiscalização de Obra, perícias, Proteção individual contra acidentes, Segurança Industrial, Primeiros Socorros, além da Administrativa no comando de diversos serviços, e elaborou e supervisionou mais de 2.000 projetos na área de proteção e combate à incêndio.


Ricardo Ortiz - Conselho Técnico

Engenheiro Elétrico e Eletrônico.

Engenheiro de Segurança no Trabalho.

Primeiro Engenheiro contratado pela SPRINK.

Especialista em Licitações Públicas.

Acumulou experiência na elaboração de Planos de Segurança para diversas grande edificações. Responsável Técnico pela SPRINK, junta à ABNT - INMETRO.

Na SPRINK, em 1976, organizou e implantou a Primeira Brigada de Incêndio do Brasil, composta por Bombeiros Profissionais Civis, a qual serve de paradigma para todo o País.

Supervisionou e coordenou os Serviços de Brigada de Incêndio do Edifício Sede da Caixa Econômica Federal/RJ; além de diversos outros edifícios, criando controles de estatísticas, escalas, planos de manutenção, relatórios e treinamentos de combate a incêndio, primeiros socorros, segurança no trabalho e meio-ambiente.

Projetou inúmeros Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio Hidráulicos, de Detecção e Alarmes, de Inundação por Halon, CO2, etc.

Realizou diversas vistorias em grandes edificações, elaborando Laudos Técnicos e recomendando medidas corretivas e preventivas.

Com sua experiência em Shopping Centers e grandes edifícios, além de gestor das Brigadas de Incêndio da SPRINK, organizou e implantou diversos manuais de operação e manutenção de sistemas de prevenção incêndio. Participou da elaboração de diversos projetos e instalações de sistemas preventivos. Como Gerente Regional, implantou a filial da SPRINK no Município de Macaé, conseguindo o primeiro contrato de SMS, que se tornou paradigma para o setor de Oil & Gás, abrindo caminhos para diversos outros contratos, clientes e Estados. Organizou o Departamento de Manutenção da SPRINK.


Milton G. Abrunhosa

Atualmente Diretor Geral da Sprink

É Especialista Global em Soluções Práticas para as Necessidades Estratégicas, Operacionais e Táticas de Gestão Organizacional e de Recursos Humanos, focando principalmente Resultados e Valores Positivos para os Acionistas/Sócios, Colaboradores e Parceiros de Negócio, em diversos segmentos.

Agrega-se também a sua experiência as Melhores Práticas como “Compliance” para América Latina, utilizando inclusive os Procedimentos, Controles Internos e Atestados Gerais dos Preceitos SOX (Sarbanes & Oxley).

Fez carreira internacional onde foi executivo, respondendo por diversos países, especialmente nos EUA, Caribe e América Latina, notadamente ACE Latin America, Cigna Insurance, Light, Sul América Seguros, The Home Insurance e Xerox.

Nos últimos anos, contribuiu com diversas Empresas Nacionais e Internacionais como Consultor Independente, inclusive fazendo “Due Diligence” e Plano de Continuidade de Negócio (“Business Continuity Plan”).

Faz trabalhos voluntários, colaborando com uma Instituição de Caridade no RJ.

Fundou e presidiu as Comissões de RH e de Negociações Trabalhistas da CNseg (Ex-FENASEG - Federação Nacional de Seguros), de 1984 a 2003.

Desde 1984 é Membro da Association for Talent Development - ATD - EUA (Ex-ASTD - American Society for Training & Development). Participa anualmente de Conferências e Congressos Internacionais. No Brasil, é membro do GERH e ABRH-SP.
Possui excelentes Relacionamentos Nacional e Internacional como forma de manter-se atualizado neste Mundo Global e Competitivo dos Negócios e da Gestão de Pessoas. Tem diversos artigos, matérias e trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.

Administrador e Contador, com Mestrado em Seguros e Resseguros, destacando diversas Certificações Internacionais, inclusive como Instrutor Internacional.

Milton acredita que o Grande Diferenciador de hoje no Mundo dos Negócios é encorajar e trabalhar fortemente numa Cultura Organizacional de Cooperação, Engajamento, Mudanças, Tecnologia, com Foco Total na Responsabilidade, para: (i) gerar a Excelência no Desempenho de Pessoal, como Equipe; (ii) as Empresas obterem os Melhores Resultados; e (iii) seus Colaboradores realizarem seus Sonhos e serem Felizes e Saudáveis, inclusive agregando Valores Positivos para os seus Clientes, Fornecedores, Comunidades e Governo.


Fabiano Pereira - Diretor Administrativo Financeiro

Formado em Ciências contábeis pela UFF-Universidade Federal Fluminense, Pós-graduação em Controladoria e finanças pela UNESA e Mestrado Executivo de Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, além de outros cursos de extensão.

Experiência nas áreas Financeira, Contabil, Administrativa e de Auditoria. Responsável pelo controle orçamentário, com visão comercial e de gestão de contratos. Elaboração de árvore de contratos e apuração de resultados. Domínio dos processos de orçamentação, gestão de fluxo de caixa e de planejamento financeiro de médio e longo prazos. Experiência em elaboração de planejamento estratégico com responsabilidade sobre o forecast e o BP do negócio (visão de 5 anos). Criação de modelos da arbitragem para decisões de investimentos. Experiência em planejamento tributário; em controle e redução de custos; em controles internos; em desenvolvimento, implantação e acompanhamento de processos.